A ZR Solo Grampeado é uma empresa com uma estrutura e cultura adaptadas aos novos tempos da melhoria de solo nos aspectos de tecnologia, legislação, sustentabilidade e relações com os clientes. 

A ZR foi criada quando o engenheiro Alberto Casati Zirlis, um dos responsáveis pela implantação e desenvolvimento do Solo Grampeado no Brasil, desistiu da aposentadoria precoce pelo amor à arte de projetar contenções. Fundador da Solotrat onde trabalhou por 28 anos, Alberto possui mais de 2 milhões de metros quadrados de obras executadas e é autor de várias publicações. Após a saída da Solotrat, ainda continuava sendo consultado pelo mercado para orientar obras com alta dificuldade técnica. Assim, em 2019, convidou o geólogo Davi Alejandro Rund, da WGF Consultoria e Geotecnia, para criar uma empresa dedicada a execução de Solo Grampeado, inspirada pelos ensinamentos de um dos maiores mestres da mecânica de solos em todos os tempos, Karl Terzaghi (1883-1963): 

“Não é possível resolver os problemas da engenharia de solos em bases puramente matemáticas, a natureza impõe limites bastante estreitos... A solução dos problemas de mecânica dos solos é arte, antes que ciência... Para praticar uma arte com sucesso é preciso pensar com a intuição.”  

Solo grampeado ZR 01